top of page

O que é PGRSS e para que serve?


O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento de caráter técnico que tem como objetivo orientar qual o gerenciamento e destinação correta dos resíduos resultados dos serviços em saúde.

É uma exigência da Vigilância Sanitária de SC (conforme determina a RDC 222/2018 e a Resolução Conjunta CONSEMA e DIVS n° 02/2019) a elaboração do PGRSS para o concedimento do Alvará Sanitário Municipal.

O gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde RSS é o conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas, técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a geração de resíduos e proporcionar um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores e a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

O plano de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (PGRSS) é o documento que aponta e descrevem todas as ações relativas ao gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, observadas suas características e riscos.

A elaboração do PGRSS é dever de todas as empresas que prestam serviços na área da saúde, seja ela humana ou animal. Ou seja, todos que geram resíduos de saúde devem ter seu próprio plano.

Se enquadram nesse quesito clínicas médicas e odontológicas, estúdios de tatuagem, clínicas veterinárias, drogarias, farmácias, funerárias e necrotério, e clínicas de acupuntura. O não-cumprimento da elaboração coloca o estabelecimento em risco de autuações e multas, já que o PGRSS faz parte do licenciamento ambiental e é exigido pelos órgãos fiscalizadores da saúde dos municípios.


Não corra o risco de ser autuado por falta dessa documentação.

Nós da STONY estamos preparados para lhe atender nessa questão.


Fontes:


Comentarios


bottom of page